A melatonina é um hormônio natural conhecido por ajudar com uma série de problemas de saúde e humor em cães, incluindo a doença de Cushing, ansiedade e muito mais. Mas o que exatamente é melatonina? Como funciona e é seguro para cães, ao encomendar uma Camiseta Border Collie
Nesta postagem, estamos discutindo tudo o que você precisa saber sobre o uso, a dosagem e os efeitos colaterais dos suplementos de melatonina em cães.
Índice:
O que é melatonina?
Usos da melatonina para cães
Dosagem de melatonina para cães
Efeitos colaterais da melatonina em cães
Possíveis interações medicamentosas com melatonina
Principais vantagens
Dica Profissional: Seu veterinário pode recomendar suplementos ou alimentos com receita para ajudar seu cão com certas condições de saúde. Com o seguro para animais de estimação , você pode ser reembolsado por uma parte desses produtos, desde que sejam usados para tratar uma doença coberta.
O que é melatonina?
A melatonina é um hormônio secretado pela glândula pineal , uma pequena glândula localizada acima do meio do cérebro. O hormônio regula o ritmo circadiano do corpo, ou nosso despertador biológico que nos diz quando devemos dormir e quando precisamos estar acordados. Conforme a luz do dia começa a diminuir e a noite fica mais escura, o cérebro sinaliza à glândula pineal para aumentar a produção de melatonina, o que nos faz sentir sonolência em resposta.
É por isso que, se a produção de melatonina no corpo cair, freqüentemente surgem problemas de sono. É aqui que entram em jogo os suplementos de melatonina. Como suplemento, a melatonina pode ser eficaz para ajudar em problemas relacionados ao sono, mas também pode ajudar a nós e nossos amigos peludos a relaxar e aliviar o estresse. Também pode ajudar com certas condições médicas.
Frasco de comprimidos e óculos de leitura na mesa
A melatonina é segura para cães?
A melatonina é segura para humanos e cães . No entanto, se seu companheiro canino sofre de uma condição médica diagnosticada, é importante conversar com seu veterinário para garantir que a melatonina seja uma opção segura.
Usos da melatonina para cães
Mais pesquisas são necessárias, mas até agora, evidências anedóticas sugerem que a melatonina pode ajudar com problemas de sono e comportamentais, doenças adrenais, bem como queda de cabelo não alérgica em certas raças de cães.
Insônia
Como mencionado antes, a melatonina ajuda a regular o ciclo de sono do corpo. As pessoas costumam usar suplementos de melatonina para superar problemas de sono, como insônia e jet lag.
À medida que nossos companheiros caninos envelhecem, eles podem começar a sofrer de problemas relacionados ao sono. Os suplementos de melatonina podem aumentar os níveis de melatonina do seu animal de estimação, tornando mais fácil para eles adormecerem e permanecerem dormindo por mais tempo. Além disso, os suplementos de melatonina podem ajudar a regular o biorritmo de filhotes idosos com disfunções cognitivas e ajudá-los a ter uma noite de sono melhor.
Ansiedade"
Devido aos seus efeitos calmantes, a melatonina pode ser eficaz para acalmar filhotes que sofrem de transtornos de ansiedade. Isso inclui animais de estimação que sofrem de ansiedade geral, ansiedade de separação, bem como aqueles que têm reações de ansiedade a ruídos altos, como fogos de artifício e tempestades. A melatonina também pode ajudar seu cachorro a relaxar antes de uma experiência potencialmente estressante, como uma visita ao veterinário ou uma viagem.
Alopecia
A melatonina pode ser eficaz no combate à alopecia sazonal , também chamada de alopecia do flanco. Em cães, essa condição se manifesta por meio de manchas calvas em ambos os lados do abdômen. Não está claro como a melatonina ajuda a flanquear a alopecia, mas considerando o fato de que o potencial para efeitos colaterais graves é baixo, muitos proprietários - em consulta com seu veterinário - decidem tentar.
A melatonina também ajuda na Alopecia-X , uma doença não inflamatória que causa queda de cabelo em algumas raças de cães. Não existe um tratamento padrão para essa condição, mas muitos veterinários relatam bons resultados usando melatonina.
Doença de Cushing
A doença de Cushing é uma condição na qual as glândulas supra-renais produzem certos hormônios em excesso, o que resulta em um aumento nos níveis de cortisol. Cushing pode causar uma série de efeitos colaterais, incluindo obesidade, falta de apetite, insônia e queda de cabelo. Os medicamentos convencionais para esta doença em cães também podem causar efeitos colaterais graves, como diarréia, vômito e insuficiência renal.
Em alguns casos, a melatonina pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas da doença. Se a doença de Cushing for causada por um tumor na glândula pituitária ou adrenal, a melatonina bloqueará a absorção do excesso de cortisol no corpo. Como a melatonina é muito mais suave do que a medicação tradicional, muitos veterinários podem recomendá-la para cães onde os medicamentos tradicionais resultaram em efeitos colaterais graves.
Dosagem de melatonina para cães
Embora disponível ao balcão, quando se trata de determinar a dosagem certa de melatonina para seu cão, você deve sempre consultar o seu veterinário.
A dosagem dependerá se você está usando melatonina para tratar insônia, ansiedade ou outra condição, bem como do tamanho e peso do seu cão. Outros fatores, como condições pré-existentes, também devem ser levados em consideração, mas independentemente do tamanho da dosagem, você nunca deve dar melatonina ao seu animal de estimação mais do que três vezes ao dia.
Normalmente, os cães tomam melatonina por via oral na forma de comprimidos, cápsulas, pó ou líquido, com ou sem comida. Se o seu cão vomitar depois de tomar melatonina com o estômago vazio, considere administrar doses futuras com comida.
Se o seu cão rejeitar os comprimidos ou cápsulas, considere colocá-los dentro de um pouco de manteiga de amendoim . Se você estiver usando líquido ou pó, pode adicioná-lo a uma guloseima, mas certifique-se de que seu cão consuma a dosagem completa.
Alguns veterinários podem recomendar dar melatonina via injeção, especialmente se seu amigo peludo está sofrendo de Alopecia X. A melatonina também está disponível na forma de implantes subcutâneos . Esses minúsculos dispositivos médicos são inseridos sob a pele do filhote e lentamente liberam melatonina para manter um fluxo constante na corrente sanguínea. Para filhotes com Alopecia X, esta forma de melatonina de liberação lenta é perfeita para estimular o crescimento do cabelo. Cada implante funciona por cerca de quatro meses e só deve ser inserido por um veterinário.
A melatonina começa a agir rapidamente (cerca de 30 minutos) e seus efeitos duram cerca de oito horas quando administrada na dosagem correta. Portanto, se seu cão usa melatonina para dormir, ele deve recebê-la pouco antes de dormir.
Se você esquecer de uma dose, administre-a assim que se lembrar, mas se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e volte ao esquema normal. Não administre duas doses de melatonina a cães em uma configuração.
Vista aérea de um cachorro dormindo
Efeitos colaterais da melatonina em cães
Se a melatonina for administrada adequadamente e na dosagem correta, não deve haver efeitos colaterais significativos . Deve-se notar que a melatonina não foi aprovada pelo FDA para uso em animais e não houve pesquisas suficientes sobre sua segurança e efeitos colaterais. No entanto, se seu veterinário determinar que a melatonina é uma boa opção para seu animal de estimação, ela pode ajudá-lo com uma série de problemas com efeitos colaterais mínimos (se houver).
Embora raros, os efeitos colaterais da melatonina em cães incluem:
Cãibras e dores de barriga
Confusão
Sonolência
Coceira
Aumento da frequência cardíaca (taquicardia)
Mudanças de fertilidade
Transtorno digestivo
Resistência à insulina em cães com diabetes
Se você notar algum desses efeitos colaterais, converse com seu veterinário, pois ele pode recomendar a redução da dose para seu cão ou sugerir um tratamento diferente.
Para se manter seguro, leia os rótulos dos produtos de melatonina, pois alguns podem conter ingredientes como o xilitol , um adoçante artificial que pode ser muito tóxico para cães.
A melatonina não deve ser administrada a cães alérgicos a ela. Os implantes de melatonina não devem ser usados em cadelas gestantes e filhotes. A forma oral do suplemento também deve ser usada com cautela em cadelas gestantes e lactantes.
Superdosagem de melatonina e reações alérgicas são muito raras, mas se você estiver preocupado por ter dado melatonina em excesso ao seu filhote e ele apresentar efeitos colaterais adversos, ligue para o veterinário.
Dica profissional: se o seu cão requer tratamento veterinário de emergência, ele geralmente vem com uma conta alta - e é aí que o seguro para animais de estimação entra em cena para ajudar. Com uma apólice de seguro para animais de estimação em vigor, você saberá que tem apoio financeiro para ajudá-lo a lidar com as despesas inesperadas, portanto, você pode se concentrar em obter os cuidados de que seu animal de estimação precisa.
Possíveis interações medicamentosas com melatonina
Os seguintes medicamentos podem interagir pouco com a melatonina: varfarina, benzodiazepínicos e succinilcolina. A melatonina pode piorar algumas condições médicas e também pode diminuir os níveis de estradiol e cortisol.
Por esse motivo, é importante informar ao veterinário se o seu companheiro canino está tomando algum medicamento, suplemento ou vitaminas .
Comentários
Postar um comentário