Por que as startups precisam de uma forte presença digital ao entrar no próximo normal

 Os empreendedores de startup há muito são conhecidos como um grupo corajoso, e esse grupo está liderando o grupo quando se trata de se adaptar ao “próximo normal”, seja lá o que for (e quando for). Com a pandemia do coronavírus, o roteiro padrão para o sucesso foi apagado praticamente da noite para o dia. Agora é mais evidente do que nunca que as empresas devem ser ágeis e flexíveis para sobreviver. É um conceito assustador para alguns, mas é totalmente revigorante para alguns dos brilhantes líderes de startups que conheço.


Nos últimos seis meses, os consumidores mudaram a maneira como interagem com as empresas, seja por meio de coleta na calçada ou por meio de seus celulares. As empresas precisam encontrar seu público onde estão, e isso é cada vez mais online.


Construir uma presença digital vibrante e contínua pode ajudar uma startup ou pequena empresa a resistir à pandemia COVID-19. As empresas de sucesso continuam a impulsionar seus modelos tradicionais para encontrar novas oportunidades neste cenário alterado - como restaurantes que fornecem serviços de mercearia e dojos de caratê que oferecem aulas de artes marciais digitais.


A “próxima normalidade” pode demorar um pouco para se materializar totalmente, mas todas as empresas devem esperar uma grande ênfase na construção e manutenção de uma estratégia digital forte. Quando os clientes dependem de seus dispositivos pessoais para fazer compras, sua presença online irá reformular a impressão de sua marca e determinar como eles se relacionam com você daqui para frente.


Descontos e descontos exclusivos do StartupNation em produtos e acessórios Dell: Saiba mais aqui

Agora é a hora

A transformação digital é a principal prioridade agora para todas as empresas, mas é especialmente crucial para as pequenas empresas que fazem nossos bairros vibrarem.


Dois terços dos entrevistados em  uma pesquisa recente da Salesforce  sentiram que as pequenas empresas agora são mais importantes do que nunca.


Dado o forte desejo de apoiar as comunidades locais, há grande esperança de que as pequenas e médias empresas possam se adaptar rapidamente.


Aqui está um exemplo da vida real:


No passado, eu comprava flores regularmente em uma das duas lojas em meu bairro de São Francisco, dependendo de qual lado da rua eu estava andando. O que ainda está aberto fez marketing para mim, me enviou e-mails, ofereceu descontos para entrega e comunicou uma opção de coleta sem contato. Seus esforços digitais funcionaram para me envolver, me fizeram sentir confortável e ganharam meu negócio dedicado.


A moral da história?


Para sobreviver no “novo” ou “próximo” normal, você deve permitir conversas digitais com os clientes, monitorar proativamente o feedback da mídia social e estimular as vendas fornecendo informações por meio de todos os seus canais digitais.


Relacionado: 4 benefícios que a tecnologia Chatbot pode fornecer ao seu start-up

Quando você se preparar para atualizar ou começar a construir sua presença online como uma pequena empresa, mantenha as seguintes táticas em mente:

Atenda às necessidades de seus clientes no novo ou próximo normal


As expectativas do cliente mudaram na próxima normal, e eles esperam encontrar negócios online. Encontrar clientes onde eles querem ser atendidos valida o seu negócio. Se sua empresa está faltando em uma pesquisa na Internet sobre os produtos ou serviços que você vende, como você pode competir de forma eficaz com essas empresas que existem? Você estaria lutando com as duas mãos amarradas nas costas.


Essa ideia também se resume em como você interage com seus clientes. Atualmente, a maioria dos clientes prefere chatbots e autoatendimento a falar com agentes de atendimento ao cliente pelo telefone. Você precisa oferecer serviços da maneira que seus clientes desejam, não da forma como deseja fornecer serviços a eles. Essa é uma distinção fundamental que fará uma grande diferença em seu relacionamento com sua base de clientes.


Utilize plataformas para expressar suas posições e construir confiança


Parte da construção de uma presença digital forte é liderar com empatia e gerar confiança. Não tenha medo de comunicar as opiniões de sua empresa sobre questões significativas, como o compromisso com a limpeza e a segurança para combater o coronavírus, ou expressar apoio ao movimento Black Lives Matter .


Os clientes atuais e potenciais querem ver seus valores representados nas empresas com as quais escolhem fazer negócios, e você pode entrar em tantos detalhes quanto quiser em suas plataformas de mídia social, site e blog. Você pode aproveitar os canais digitais para construir metodicamente a confiança que busca a fim de permanecer no topo da mente do seu cliente.


Invista em tecnologia que se conecte com seus clientes


A maioria dos entrevistados (65 por cento) na pesquisa da Salesforce acredita que as pequenas empresas precisam utilizar uma tecnologia melhor. Felizmente, essa é uma meta atingível; existem muitas ferramentas dinâmicas que melhoraram as formas como os negócios podem ser feitos.


Pense em consultas por vídeo chat. Um personal trainer, planejador de casamentos e até serviços jurídicos - costumávamos participar de todas essas reuniões pessoalmente. Mas os serviços de chat por vídeo eliminam a necessidade de colocar uma máscara e se aventurar em público. Usar a tecnologia dessas maneiras tem o benefício adicional de criar dados que podem ajudar a definir um perfil mais holístico de seu cliente. Os dados também podem ajudá-lo a rastrear compromissos, solicitar ações de acompanhamento e mapear quando o tráfego da Internet é mais intenso. É mais seguro conduzir negócios online e os benefícios residuais são inestimáveis.


Inscreva-se: Receba o boletim informativo StartupNation!

Inclua um elemento de resiliência e flexibilidade em seus planos para o futuro


O COVID-19 tem sido um verdadeiro teste para todos os negócios e faz com que todas as empresas do planeta realmente avaliem sua resiliência. Depois de sobreviver à pandemia, você estará pronto para o próximo desafio? Qual é a sua capacidade de pensar diferente e ser resiliente? As respostas a essas perguntas devem orientar muitas das decisões que você toma. É aí que adotar novas tecnologias e passar por transformações digitais ousadas pode ser muito útil.


Começar e administrar uma empresa não é para os fracos de coração; é preciso coragem e determinação. A melhor maneira de seguir em frente e se manter à tona é estar preparado, e reforçar sua presença online é a maneira mais segura de se manter relevante em um cenário de negócios em constante mudança e um admirável mundo novo.

Comentários