Canudos de plástico, agitadores de bebidas e cotonetes de plástico serão proibidos no próximo ano

 Canudos de plástico, agitadores de bebidas e cotonetes de plástico serão proibidos no próximo ano

O secretário do Meio Ambiente, Michael Gove, anunciou que canudos de plástico, agitadores de bebidas e cotonetes com haste de plástico serão proibidos na Inglaterra em abril do próximo ano, ao escolher uma lixeira nova


Uma consulta governamental mostrou que há um grande apoio para a mudança do público, varejo e manufatura, órgãos públicos e ONGs. Mais de 80% das pessoas que responderam à consulta eram a favor da proibição de canudos de plástico, 90% queriam a proibição de agitadores de bebidas e 89% queriam ver o verso de cotonetes com haste de plástico.

Pesquisa encomendada pela Defra descobriu que cerca de 4,7 bilhões de canudos, 316 milhões de agitadores e 1,8 bilhões de cotonetes com haste de plástico são usados ​​somente na Inglaterra a cada ano. É uma quantidade enorme de itens que vão acabar no aterro, no incinerador, ou sendo descartados como lixo.


Existem exceções


Haverá isenções para pessoas que precisam usar canudos por motivos médicos, por exemplo, uma deficiência. Nestes casos, os canudos estarão disponíveis mediante solicitação nas farmácias e nos estabelecimentos de alimentação e bebidas.


Haverá também isenções à proibição de cotonetes com haste de plástico em áreas onde eles são a única opção prática, como na medicina, pesquisa científica e investigações forenses.


O Defra vai medir o impacto da proibição depois de um ano. O governo ainda não revelou como a proibição será aplicada e que medidas serão tomadas contra as pessoas que a desprezam.


 


Cotonetes de plástico


 


A proibição incentivará a inovação


Além de conter a maré de poluição do plástico, espera-se que a proibição incentive a inovação no desenvolvimento de alternativas ao plástico, que trarão novas oportunidades econômicas. Uma fábrica de canudos de papel foi inaugurada no País de Gales no ano passado e foi contratada para fornecer canudos para todos os restaurantes McDonald's no Reino Unido e na Irlanda. Outra instalação está sendo desenvolvida no condado de Antrim, na Irlanda do Norte, e deve criar 100 empregos.


A história no resto do Reino Unido


Portanto, empregos foram criados no País de Gales e na Irlanda do Norte, mas a proibição total se estenderá apenas à Inglaterra. O que está acontecendo no resto do Reino Unido?


O governo escocês propôs a proibição dos canudos de plástico em 2018, mas houve pouco movimento desde então. Mas afirmou que pretende proibir a fabricação e venda de cotonetes com haste de plástico em seu Programa para o Governo 2018-2019.


O governo galês já havia lançado ideias sobre um imposto sobre os plásticos descartáveis, embora o progresso tenha diminuído em favor das discussões com o governo do Reino Unido sobre reformas no sistema de reciclagem e gerenciamento de resíduos do Reino Unido.

Comentários