Suplementos podem aumentar os riscos de medicamentos para artrite

 


Echinacea, Ginkgo e outros podem aumentar os efeitos colaterais


Por Salynn Boyles

DOS ARQUIVOS WEBMD

13 de abril de 2005 -- Muitos sofredores de artrite tomam suplementos de ervas, mas poucos sabem sobre interações potencialmente perigosas com medicamentos tradicionais para artrite .


Quase metade dos pacientes com artrite questionados em uma pesquisa disseram ter tomado um suplemento de ervas ou outro suplemento dietético nos seis meses anteriores. Mas apenas um quarto daqueles que tomaram suplementos de ervas conhecidos por interagir com as drogas que estavam tomando estavam cientes de que estavam se colocando em risco.


E muitos pacientes que, sem saber, estavam tomando uma mistura potencialmente perigosa de suplementos de ervas vendidos sem receita e medicamentos para artrite disseram que foram informados por um profissional de saúde que estava tudo bem.


"Essa foi uma das coisas mais preocupantes que ouvimos", disse a pesquisadora Wendy Holden, MD, ao WebMD. “Os pacientes disseram que perguntaram ao seu médico ou farmacêutico sobre possíveis interações e foram informados de que não havia motivo para preocupação”.


Tempos confusos

Estes são tempos confusos para pessoas com artrite tentando decidir sobre o tratamento. Dois dos três medicamentos anti-inflamatórios mais prescritos para artrite – Vioxx e Bextra – foram retirados do mercado devido a preocupações com o risco de ataque cardíaco e derrame. E há preocupações crescentes sobre a segurança a longo prazo de outros analgésicos prescritos e vendidos sem receita. preocupações crescentes sobre a segurança a longo prazo de outros analgésicos prescritos e de venda livre.



Illinois reumatologista Erin Arnold, MD, diz que tem visto um grande aumento de pacientes que estão ansiosos para experimentar tratamentos alternativos para alívio da dor nos últimos meses.


"As pessoas estão muito cautelosas agora em relação às recomendações médicas e aos medicamentos estabelecidos em geral, porque foram bombardeadas pela imprensa negativa sobre essas drogas", disse ela ao WebMD.


Óleo de Peixe, Glucosamina OK

No novo estudo, os pesquisadores entrevistaram anonimamente 238 pacientes com artrite de três clínicas na Inglaterra sobre os medicamentos para artrite que eles tomavam e sobre o uso de suplementos alimentares . Eles também foram questionados sobre seu conhecimento sobre possíveis interações entre os suplementos e os medicamentos que tomavam.



Os resultados foram publicados na última edição dos Annals of The Rheumatic Diseases .


Dos 44% dos pacientes que relataram tomar um suplemento dietético durante os seis meses anteriores, um em cada três havia tomado óleo de fígado de bacalhau e um em cada cinco havia tomado glucosamina e/ou condroitina.



Alguns estudos mostram que o óleo de peixe , a glucosamina e a condroitina retardam a progressão da artrite causada pela inflamação.


Esses suplementos são geralmente considerados seguros em termos de interações com outros medicamentos para artrite. Mas um em cada 10 pacientes pesquisados ​​relatou tomar suplementos conhecidos por interagir com tratamentos convencionais de artrite.


Cinco dos 120 pacientes que tomam medicamentos antirreumáticos modificadores da doença, como o metotrexato , aumentaram o risco de toxicidade hepática ao tomar também o suplemento de ervas equinácea.


E 10% dos pacientes que tomaram anti-inflamatórios não esteróides, anti-inflamatórios não esteróides, que estão associados a um risco aumentado de problemas hemorrágicos, tomaram suplementos que aumentaram ainda mais esse risco. As ervas incluíam ginkgo biloba , alho e garra do diabo.


Suplementos têm um lugar no tratamento

Arnold concorda que os pacientes precisam ter cuidado ao combinar medicamentos convencionais para artrite com suplementos dietéticos. Mas ela diz que está cada vez mais claro que os suplementos e outras terapias alternativas têm um lugar legítimo no tratamento da artrite .



No final do ano passado, uma equipe de pesquisa do governo dos EUA colocou seu selo de aprovação na antiga terapia chinesa acupuntura para o tratamento da osteoartrite do joelho ., ao comprar sintetico md


E Arnold diz que teve grande sucesso no tratamento de pacientes que obtiveram pouco alívio de analgésicos anti-inflamatórios tradicionais com uma combinação de suplementos anti-inflamatórios e alimentos, como salmão rico em ômega-3.


Ela diz ao WebMD que, embora as interações possam ocorrer, o risco de qualquer abordagem de tratamento pode ser minimizado se o paciente e o médico trabalharem juntos para desenvolver uma estratégia de tratamento apropriada.


"Tem havido tanta imprensa negativa que as pessoas têm medo de aceitar qualquer coisa", diz ela. "Mas é importante não fazer declarações amplas e abrangentes sobre qualquer um dos tratamentos. Na verdade, cabe ao paciente e ao médico chegar a uma relação risco/benefício que funcione."

Comentários