Há uma nova tendência bancária que você provavelmente notou aparecendo em anúncios: o banco online. Os comerciais fazem esses bancos parecerem a maior invenção desde o caixa eletrônico. Mas o banco online é seguro? Afinal, você não quer que algum hacker estúpido pegue todo o seu dinheiro suado.
Não se preocupe. O banco on-line é seguro se você escolher o caminho certo e tomar algumas precauções inteligentes. Vamos dividi-lo para você.
O que é um banco online?
Um banco online é como um banco tradicional, exceto por uma grande diferença: um prédio. Os bancos online não têm uma localização física. Você só pode acessá-los usando seu telefone celular, tablet ou computador.
As pessoas escolhem o banco on-line porque é rápido e conveniente – sem esperar na fila do caixa drive-thru. E eles também gostam de bancos on-line porque geralmente cobram taxas cada vez menores e oferecem melhores taxas de juros. Isso porque eles não precisam pagar por um edifício real.
Riscos do Internet Banking
Embora o banco on-line seja popular por ser prático e fácil de usar, ele não é perfeito. Você corre alguns riscos quando segue a rota digital. Aqui estão alguns que você pode encontrar:
Economize e gaste do jeito de Ramsey. Saiba mais sobre o mais novo produto da Ramsey!
Atendimento ao cliente assustador. O que você ganha em velocidade e facilidade, você perde em interações face a face. Se você tiver um problema com sua conta bancária on-line, não poderá entrar em uma agência e falar com o gerente. Você tem que ligar para o atendimento ao cliente. E, dependendo do banco escolhido, você pode quebrar o recorde de "tempo gasto em espera ouvindo música ruim".
A boa notícia é que alguns bancos online enfatizam um ótimo suporte ao cliente, então você pode escolher com quem trabalhar.
Bancos online podem ficar offline. Nenhum site é perfeito. Chocante, certo? Mas quando um banco on-line fica off-line, você não pode simplesmente ir até a agência mais próxima para transferir dinheiro para pagar uma conta futura.
A boa notícia é que a maioria dos problemas é resolvida rapidamente, já que é assim que o banco se mantém no mercado! No entanto, para evitar esse problema, mantenha algum dinheiro de emergência à mão (mas não na carteira) ou mantenha seu fundo de emergência em um banco diferente . Problema resolvido.
Hackers. É o que você mais teme no cenário digital atual. A palavra sozinha soa como um filme de terror. A possibilidade de alguém roubar dinheiro da sua conta bancária dá arrepios.
Mas há uma maneira fácil de evitar isso: certifique-se de que seu banco online tenha ótimos recursos de segurança.
Se os hackers entrarem em seu banco on-line, você provavelmente receberá seu dinheiro de volta se entrar em contato com o banco dentro de 60 dias para relatar o problema. Mas apenas se você não fizer algo escandalosamente estúpido para se tornar uma vítima, como postar sua senha nas redes sociais.
Roubo de identidade. A única coisa pior do que ter seu dinheiro roubado é ter sua identidade roubada. E os dois andam de mãos dadas. Mesmo que os hackers não peguem seu dinheiro, eles ainda podem obter suas informações pessoais – incluindo seu número de seguro social – que eles usam para invadir suas outras contas. A única vantagem (se houver) é que a maioria dos hackers vai atrás dos peixes grandes - contas comerciais com muito dinheiro. As contas individuais são insignificantes em comparação.
Tem medo de optar por um banco online? Não seja. Se você escolher um banco seguro e evitar erros que o deixem vulnerável, seu dinheiro estará são e salvo.
Como manter seu banco on-line seguro
Os bancos on-line fazem sua parte fornecendo segurança estelar, mas você precisa fazer sua parte para tornar seu banco on-line seguro e se proteger contra roubo de identidade . Isso significa estar ciente de como os hackers obtêm suas informações e evitar essas rachaduras. Aqui estão algumas coisas para fazer.
1. Escolha um banco online com segurança de primeira linha . Essa é a primeira (e mais importante) característica que você deve pesquisar ao escolher um banco online . Um truque rápido é olhar para o endereço da web do banco. Você deseja ver as letras “https” (em vez de “http”) no início. Esse pequeno S significa que o endereço é seguro. Se o banco passar no primeiro teste, você pode continuar pesquisando.
Em seguida, pergunte se ele possui verificação em duas etapas para acessar sua conta. Para proteger seus clientes, bancos online e outras empresas usam essa técnica (também chamada de autenticação em duas etapas). Ao fazer login no site, você digita o número da sua conta e a senha. Esse é o primeiro passo. O segundo passo exige que você forneça informações adicionais, muitas vezes a resposta a uma pergunta como: "Qual é o nome de solteira de sua mãe?" ou “Qual é o nome da sua paixão de infância?” Também pode ser uma senha enviada para o seu celular ou até mesmo sua impressão digital.
Este segundo conjunto de informações não é tão fácil de roubar, por isso oferece proteção extra. E quando o dinheiro é seu, você quer que seu banco online seja um Fort Knox virtual. Se um banco online é negligente com sua privacidade e segurança, vá para outro lugar. Você tem muitas opções para escolher uma que tenha o nível de segurança do blog da sua mãe.
2. Não faça transações bancárias em Wi-Fi público. Se você estiver em uma cafeteria ou biblioteca, não poderá controlar quem está ao seu redor. Como o hacker que grava suas teclas enquanto você digita. Chama-se “keylogging” e é real. Também pode ser feito com uma câmera de vídeo que grava tudo o que você digita. Em seguida, os ladrões revisam as filmagens para obter suas informações pessoais, as cobras escamosas.
O keylogging é apenas uma das maneiras pelas quais os hackers podem entrar em sua conta enquanto você estiver em uma rede Wi-Fi pública. Como você não pode evitar todas as possibilidades, evite fazer transações bancárias on-line enquanto estiver em público.
3. Tenha cuidado com seu cartão de débito. Isso não é novidade para ninguém, mas algumas pessoas são desonestas. Vigaristas e vigaristas estão constantemente procurando maneiras de colocar parte do seu dinheiro no bolso, portanto, não facilite para eles com seu cartão de débito . Não diga seu número PIN enquanto digita. Não guarde o seu número PIN na carteira. Porque as pessoas roubam, certo? E nunca, jamais poste fotos do seu cartão de débito real nas redes sociais. Isso é apenas convidar um hacker para invadir sua conta.
4. Mude as senhas regularmente. Sim, nós entendemos. Alterar suas senhas regularmente é uma dor. Quem pode acompanhar todas as diferentes senhas que você usa em todas as contas online? E-mail. Mídia social. Contas de compras. O site da sua escola. A lista é tão interminável quanto a própria internet.
É tentador usar uma senha favorita em todas as suas contas e mantê-la a mesma, mas é como acenar com um monte de notas de $ 100 para um hacker. O problema é que, depois de descobrir sua senha favorita (e suas variações), eles têm acesso a tudo.
Se você não alterar suas senhas com frequência, suas contas online acabarão sendo pegas com as calças na mão (falando metaforicamente), o que é triste porque a correção é simples. Mantenha uma lista de sites e senhas em um pedaço de papel que você deixa em casa e atualize-o regularmente. A baixa tecnologia salva o dia!
5. Obtenha proteção contra roubo de identidade. Às vezes chamado de monitoramento de fraude, você precisa de proteção contra roubo de identidade, independentemente de com quem você faz transações bancárias. Por uma pequena taxa mensal (ou anual), uma empresa irá alertá-lo se detectar uma brecha em suas informações pessoais, como outra pessoa usando seu número de seguro social ou um novo cartão de crédito sendo emitido em seu nome. As melhores empresas de monitoramento ajudarão na recuperação se você for vítima de roubo de identidade., ao pesquisar um consultor financeiro
Os bancos online têm sua própria versão de monitoramento. Por exemplo, alguns enviarão uma mensagem de texto ou e-mail quando uma grande transação atingir sua conta. Dessa forma, o banco sabe que você gastou o dinheiro e não algum idiota cibernético.
Alguns bancos também oferecem monitoramento de fraude como um serviço gratuito. Mesmo que você tenha que pagar uma pequena taxa todos os meses, a proteção e a detecção de fraudes, juntamente com o roubo de identidade, são essenciais no mundo feliz dos hackers de hoje.
Os bancos online são seguros?
Aqui está o ponto principal: todo banco tem seus pontos fracos, mesmo aquele que está ao virar da esquina. E, assim como um banco físico, os bancos online são seguros quando fazem o possível para proteger seu dinheiro e quando você faz o possível para ficar alerta e tomar decisões inteligentes. Quando isso acontece, você pode aproveitar os benefícios do banco online, como taxas mais baixas e juros mais altos.
Comentários
Postar um comentário