Conceitos Fundamentais do Marketing Digital

 Conceitos Fundamentais do Marketing Digital

Inbound Marketing

O marketing de entrada tem tudo a ver com o uso de uma ótima isca para entrar em contato com seus clientes e enviá-los ao seu site. O marketing de entrada é usado para envolver, educar e atrair consumidores em cada estágio da jornada do comprador.


Quando se trata de atrair pessoas, blogs, marketing de vídeo e listas de contatos de e-mail parecem ser os mais eficazes. O marketing de mecanismo de pesquisa também é um bom exemplo de marketing de entrada.

Como criar um blog de marketing digital de sucesso: perguntando a especialistas

4 tipos de vídeos que uma pequena empresa pode usar para aumentar as vendas

Estratégia de conteúdo versus estratégia de SEO: como decidir o que vem primeiro

Marketing externo

Ficar na frente de seus consumidores é conhecido como marketing de saída. É visto como insistente ou agressivo por alguns, mas faz o trabalho. O marketing de saída segue as pessoas em todos os lugares, mesmo que elas não queiram.


Considere o seguinte: você está navegando na Internet e se depara com um produto e anúncios em banners por todo o lugar. Os clientes não estão procurando um produto quando se deparam com um; em vez disso, eles são forçados a olhar para ele.


Facebook Marketing é tudo sobre marketing de saída. Você pode criar reconhecimento para seu produto exibindo um anúncio para clientes em potencial. Talvez seus clientes em potencial não saibam que precisam do seu produto, mas depois de ver o anúncio, desejam comprar seu produto. Esse é o poder do marketing de saída.

Por que e como anunciar no Facebook

Viagem do cliente

A jornada de um cliente desde a descoberta de sua marca até a compra é chamada de jornada do cliente ou jornada do comprador.


Para cada consumidor, esse processo é único, algumas viagens são mais curtas ou mais longas que outras. Tudo depende da pessoa e do produto/serviço em questão.


Vamos dar uma olhada em cada etapa do caminho:


Conscientização é a primeira etapa da jornada do consumidor. O cliente identificou um problema e agora está procurando mais informações online. A atenção


ao cliente é a segunda etapa da jornada. O consumidor realizou pesquisas, comparou os produtos e considerou suas opções. O terceiro estágio da jornada do cliente é quando o consumidor toma a decisão final de compra .




Ação/Conversão é o quarto estágio. O cliente fez uma compra e agora está na fase de pós-compra. Defesa


do cliente : o estágio final da jornada do cliente. Este período concentra-se nas atividades pós-compra. É fundamental mostrar sua gratidão e apreço e continuar a interagir com eles. Por exemplo, um cliente satisfeito pode lhe dar referências.

9 ideias de iscas digitais para cada estágio da jornada do comprador

funil de marketing

O funil de marketing, também conhecido como funil de vendas , é o caminho pelo qual alguém interessado em um produto se torna um cliente.


Os usuários passam por vários pontos de contato até a conversão no final do funil, e esses funis são usados ​​para orientar os consumidores em potencial ao longo de sua jornada.


A conversão de prospect em cliente nem sempre ocorre imediatamente (ou nunca). A compra de um serviço ou produto, o download de um jornal ou a assinatura de um boletim informativo são exemplos de conversões.

O cliente em potencial pode pular em cada estágio desse processo para que a conversão final nunca ocorra. O marketing eficaz na Internet procura reduzir as taxas de rejeição para incentivar o maior número possível de pessoas a se tornarem clientes.


Você pode encontrar mais informações sobre funis de vendas e o que os torna bem-sucedidos em nosso guia de funis de vendas:

O que é um funil de vendas e como construí-lo

Análise de marketing on-line

Como afirmado anteriormente, o marketing digital tem vários benefícios significativos, um dos quais é ser extremamente rastreável e mensurável., ao pesquisar a compra de backlinks


Cupons e outras ofertas de mala direta eram os únicos componentes de marketing rastreáveis ​​no passado. Se um cliente usasse um cupom, você sabia que a mensagem teria um impacto.


O Analytics agora oferece aos profissionais de marketing informações sobre o comportamento do usuário em um nível muito granular: quantas vezes eles clicam em um link, quanto tempo gastam em uma página da Web, com que frequência abrem e-mails e muito mais.


Compreender como os clientes reagem a uma variedade de conteúdos, anúncios, mensagens, ofertas e outras variáveis ​​dá às empresas uma visão do que funciona melhor. Esse conhecimento também permite que os profissionais de marketing entreguem melhores mensagens de marketing no futuro.


Existem muitas ferramentas de análise disponíveis e muitos profissionais de marketing utilizarão uma combinação delas com base em seus requisitos e público-alvo. Uma das ferramentas analíticas mais populares é o Google Analytics .


Comentários